7 Adubos orgânicos eficazes para suas plantas

7 Adubos orgânicos eficazes para suas plantas

A dinâmica do uso dos adubos orgânicos  é diferente dos de origem química. Enquanto que os adubos industrializados fornecem nutrientes específicos para a necessidade atual da planta, agindo como uma injeção de vitaminas, a adubação orgânica visa recompor a fertilidade do solo e desta maneira, manter os níveis nutricionais adequados às espécies.

Relacionamos 7 principais fontes de adubos orgânicos eficazes para você empregar no seu jardim ou Horta:

Humus de minhoca

O húmus é obtido através da ingestão de material orgânico depositado no solo pelas minhocas, que posteriormente defecam um produto riquíssimo em macro e micro nutrientes. Além disso, o húmus ajuda no equilíbrio do pH do solo, condição essencial para que as plantas possam captar de maneira mais adequada seus nutrientes.

solo adubado
Adubos orgânicos enriquecem o solo

Compostagem

A compostagem é feita através da decomposição de lixo orgânico doméstico, industrial ou agrícola. Trata-se um processo natural onde os fungos, bactérias e micro-organismos fazem a degradação da matéria orgânica, gerando um adubo de grande valor nutricional e também dando um fim ecológico para o lixo.

A grande vantagem da compostagem é que ela pode ser feita em casa, com nossos resíduos orgânicos caseiros.  Dos restos de alimentos e cascas podemos extrair um adubo muito poderoso. Cada alimento contribui com algum nutriente, como as cascas de ovos, contribuem com o cálcio, verduras e talos são fonte de nitrogênio, cascas de banana, que possuem muito potássio e a borra de café que conserva a umidade.

Para acelerar o processo e evitar cheiro e animais indesejados, deve-se acrescentar vegetação descartada como pequenos galhos cortados, folhas e/ou a poda da grama.

Alguns itens devem ser evitados para se obter um resultado melhor, como cítricos, alho, cebola, carnes e massas. Esses produtos têm decomposição mais lenta e também podem atrair animais.

Um fator importante para obter uma compostagem eficiente é não permitir que a temperatura se eleve muito, porque isso elimina os micro-organismos que vão atuar na decomposição. Por isso se recomenda que ela seja feita em local protegido do sol direto e mantendo-a úmida, sem estar encharcada. Veja como fazer uma Compostela doméstica: https://youtu.be/8xjViuCM1Ds

 

Esterco animal

Quando se fala de adubos orgânicos, a primeira proposta que vem à mente das pessoas é o uso de esterco animal. Há séculos utilizamos esse adubo natural, porém eles só podem ser utilizados depois de curtidos pois em estado fresco pode provocar diversas doenças além de queimar as raízes das plantas. O processo de preparo do esterco para uso como fertilizante pode demorar até 90 dias, dependendo das condições climáticas e da umidade recebidas. Ele é rico em nitrogênio, mas carece de micronutrientes como silício e potássio, por isso muitas vezes não atende às necessidades das hortas.

farinha de osso

bokashiturfa

 

 

 

Adubos orgânicos eficazes: Farinha de Ossos, Bokashi e Musgo de Turfa

 

Farinha de ossos

Adubo obtido através da incineração de ossos bovinos, cujas cinzas moídas são transformadas numa farinha, este produto possui uma grande quantidade de cálcio e fósforo, principal nutriente para auxiliar a floração e posterior produção de frutas. O uso porém deve ser feito com cuidado por quem tem cães, pois o cheiro da farinha pode fazer seu animal cavoucar todo o jardim ou a horta a procura do suposto “osso” que ele sente pelo olfato.

Torta de mamona

A torta de mamona é extraída do óleo desta planta. Muito rica em nitrogênio, ajuda a aeração do solo e conservação da umidade. Frequentemente empregada associada a farinha de ossos. Este produto, porém, contém cádmio e chumbo, o que o torna venenoso para animais domésticos e deve ser utilizada com critério.

Bokashi

Desenvolvido no Japão, este adubo tem angariado muitos adeptos em todo o mundo de cultivo orgânico. Ele é obtido através de mistura de farelos como de arroz, algodão, mamona e soja, com farinhas de ossos e/ou peixes e sangue. Essa mistura passa por um processo de fermentação e pode ser elaborado pela próprio produtor conforme a matéria prima que este tenha disponível.

Musgo de Turfa

Ingrediente constantemente presente nos substratos comercializados, a turfa tem origem vegetal parcialmente decomposta encontrada em pântanos e em montanhas. Ela mantém a umidade do solo, porém tem um pH ácido.

 

Como vocês viram, há uma grande variedades de adubos naturais. A escolha de apenas um tipo não atende a fertilidade ideal, por isso se utiliza a combinação entre eles. Utilizando essa forma de fertilização evitamos o desgaste da terra, a contaminação dos rios com produtos químicos e criaremos condições para que nossas plantas cresçam e se desenvolvam saudáveis. Pensemos no meio ambiente!

2 comentários sobre “7 Adubos orgânicos eficazes para suas plantas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *